Após um penhasco ter desabado no Grand Canyon, especialistas fizeram uma impressionante descoberta nessas antigas rochas

Em uma trilha que percorre os rochedos vermelhos do Grand Canyon, um geólogo descobre uma peça a qual caiu de um penhasco próximo. Desvencilhada de uma antiga formação rochosa, a grande estrutura abriga um extraordinário segredo que remete a milhões de anos atrás. Intrigado com o que viu, o geólogo tira uma foto e, ao fazer isso, ele dá início a uma cadeia de eventos que, sem dúvida, mudará o que sabemos sobre a pré-história no Arizona.

Essa espetacular história começou quando um penhasco do cânion ao longo da trilha Bright Angel desmoronou, fazendo com que uma pedra despencasse na parte debaixo. Ainda que a rocha escondesse algo especial, de início ela não obteve a atenção dos turistas e praticantes de trilha que passavam por lá. Porém, um dia, alguém com o conhecimento certo finalmente apareceu.

Essa pessoa era Allan Krill. Ao observar a rocha, o geólogo começou a suspeitar que ele estava diante de um importante achado. Krill estava certo. Havia algo surpreendente conservado nessa pedra: um vestígio de antes mesmo dos dinossauros caminharem sobre a Terra. Após quatro anos, o amigo do geólogo, Stephen Rowland, publicaria um artigo expondo a extraordinária verdade sobre essa pequena parte do Grand Canyon.

A descoberta de Krill foi reconhecida como um espécime antigo e único o qual ilumina um passado distante. No entanto, se as rochas ao redor da trilha Bright Angel não tivessem desabado - e caso um geólogo não passasse por ali ao acaso - esse segredo poderia muito bem ter permanecido oculto às gerações futuras.

De todo modo, é evidente que, como um dos marcos naturais mais famosos do mundo, o Grand Canyon vem contando histórias desde muito antes do nascimento de Krill e Rowland. A história desse cânion teve início há quase dois bilhões de anos, em uma época que o mundo era muito diferente de como é hoje. De forma lenta, os supercontinentes foram se modificando e a paisagem do que é agora o Arizona começou a emergir.