Esses especialistas desvendaram o mistério de um submarino perdido na Segunda Guerra Mundial

Tim Taylor e sua equipe estão à procura de um submarino americano que desapareceu sob circunstâncias misteriosas. Há 75 anos, o submarino desapareceu sem deixar vestígios - com 80 marinheiros a bordo. E, acredite, o caso do USS Grayback é tão intrigante quanto parece. Então, quando Taylor teve a chance de investigar o mistério não resolvido, ele agarrou a oportunidade. Após uma primeira tentativa, no entanto, seus dados apresentavam algumas inconsistências bizarras. E o que ele finalmente desenterrou pode causar arrepios na sua espinha.

O submarino que os pesquisadores estavam procurando é o U.S.S. Grayback. Ou, como também era chamado, o S.S.-208. Esta operação de salvamento foi realizada com ajuda do Lost 52 Project, que se dedica a localizar os 52 submarinos dos EUA que desapareceram na Segunda Guerra Mundial. Isso mesmo: a Marinha dos Estados Unidos declarou o Grayback como desaparecido no final de março de 1944, há mais de 75 anos. E pouco se sabe sobre o misterioso desaparecimento do submarino.

De volta aos fatos, em 28 de janeiro de 1944, o Grayback embarcou em uma patrulha de combate para Pearl Harbor. Era sua décima missão - que, por acaso, seria sua última. O submarino enviou uma mensagem de volta à base em 24 de fevereiro, relatando que havia afundado os cargueiros japoneses Toshin Maru e Taikei Maru e atingido outros dois. Mas essa não foi a última vez que alguém ouviu falar dele.

O submarino fez outro relatório em 25 de fevereiro. Sua tripulação disse que a embarcação havia causado sérios danos ao transatlântico Asama Maru - um porta-aviões japonês - e afundou o navio-tanque Nanpo Maru. No entanto, esses ataques acabaram deixando o Grayback com apenas dois torpedos. Então, ele teve que embarcar para o Atol de Midway, no Pacífico Norte, para reabastecimento. Porém, a embarcação nunca chegou ao seu destino.

Aquela mensagem de rádio de 25 de fevereiro foi a última do Grayback. Os comandantes da Marinha previram que o submarino atracaria no Atol de Midway em 7 de março de 1944 - mas não havia sinal da embarcação naquela data. Ainda mais alarmante, o Grayback ainda não havia aparecido após três semanas. Portanto, as autoridades não tiveram escolha a não ser declarar que ele e sua tripulação de 80 pessoas estavam perdidos no mar. O que aconteceu em 30 de março. Ainda assim, a questão permanecia: o que teria acontecido com o Grayback?